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EXPERTS EM EXPERIÊNCIAS



Estivemos em São Paulo este mês, com a Valor Investimentos, para o Expert XP 2022, o maior festival de investimentos do mundo. O evento, com transmissão 100% gratuita, teve 35 horas de conteúdo com algumas das mentes mais brilhantes do Brasil e do mundo, falando sobre investimentos, empreendedorismo, tecnologia, ESG e inovação. No estande da Valor Investimentos, criamos experiências de verdade, cuidamos da decoração, desenvolvemos a comunicação visual e produzimos ativações que fizeram muito sucesso, mantendo o espaço bem movimentado durante todo o evento.



Esse é o segundo evento consecutivo que fizemos em parceria com a Valor Investimentos. Antes dele, ficamos responsáveis pelo Valor Talks. E temos observado que o mercado financeiro tem aproveitado todas as oportunidades para diversificar a forma de divulgar suas marcas, seus produtos e serviços. A linguagem está cada vez menos técnica e mais leve, fácil de entender. O público está mais jovem e em constante mudança. E o setor vem apostando em conteúdos sobre educação financeira para se aproximar das pessoas e conquistar sua confiança.


Uma das formas de conseguir essa conexão é participar e/ou promover eventos. Um estudo realizado este ano pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) e pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) mostrou que os eventos estão entre os principais processos de atuação dos profissionais responsáveis pela comunicação, com uma marca de 60%. A pesquisa revela também que essas empresas perceberam a importância de produzir conteúdo e da mídia própria.



O estudo registra, ainda, que a promoção da igualdade de gênero é uma das principais questões a serem abordadas na comunicação e a XP aproveitou a oportunidade para unir os dois mundos, em parceria com o jornal Valor Econômico, com projeto Minas de Valor, que concede assinaturas do jornal a estudantes universitárias. Marta Pinheiro, diretora de ESG da XP, afirma que as mulheres representam um público cada vez mais crescente e esse projeto “é o primeiro passo para dar acesso a conteúdo e informação a mulheres que inicialmente não o teriam”.


O público feminino também é foco de interesse da Warren Brasil, que criou iniciativas para promover equidade de gênero e representatividade feminina no mercado financeiro, além de cursos gratuitos para orientar as mulheres sobre organização financeira e investimentos.


Outra instituição que aposta em conteúdo é o Nubank, que investe em um atendimento mais informal, buscando gerar experiências positivas para os clientes e não estão sozinhos. Segundo um estudo da plataforma Zendesk, as prioridades das empresas para os próximos 12 meses estão relacionadas aos serviços: mais da metade (56%) estão tornando as experiências do cliente a principal prioridade de negócios do próximo ano.


A importância da experiência na aproximação com os clientes, no entanto, não é nova.

Em 2018, Brett King, futurista, autor best-seller da Amazon, palestrante, apresentador e ex-consultor da gestão Barack Obama para o setor bancário, afirmou em entrevista que “os novos concorrentes têm como vantagem a experiência com o serviço. O novo benchmark deixará de ser a confiança num banco porque ele tem uma licença para funcionar por algo ligado à experiência e à recomendação dos amigos”.


Falar de dinheiro de um jeito leve, oferecer informação de forma gratuita, empoderar cada pessoa para que ela se sinta confortável em tomar suas decisões financeiras com segurança, oferecer espaços que criem uma relação de confiança com cada futuro consumidor, proporcionar experiências únicas e memoráveis são caminhos promissores não só para o mercado financeiro, mas para muitos outros setores econômicos, especialmente em períodos de crise.




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