ESG na sua estratégia de comunicação.

O interesse pelo termo ESG vem aumentando nos últimos dois anos, de acordo com levantamento do Google Trends, e surgiu em 2004, em uma publicação do Pacto Global em parceria com o Banco Mundial, chamada Who Cares Wins. Mas você sabe o que é ESG?



A sigla Environmental (Ambiental), Social e Governance (Governança) representa um conjunto de padrões e práticas de uma empresa que validem sua sustentabilidade empresarial e seu papel como empregadora e agente social.




Por que ele é benéfico para as empresas?

gif

O mundo tem cobrado das empresas um impacto positivo no p laneta e as questões ambientais, sociais e de governança passaram a ser consideradas essenciais nas análises de riscos e nas decisões de investimentos. Assim, investir em boas práticas de ESG atrai investidores e patrocinadores, além de criar uma imagem positiva no mercado.


Uma organização que adota pilares de ESG mostra que entende sua influência na sociedade, atuando com controle de impactos positivos e/ou negativos nas suas áreas de relacionamento.


O desafio é garantir que esses pilares sejam criados, mantidos e reforçados, buscando a admiração, o engajamento e a confiança do consumidor, atuando com transparência, propósito e significados. A sociedade valoriza empresas conscientes, que conseguem, informar, sensibilizar, engajar, transformar, além de vender.


Segundo divulgado em 2021, a primeira edição do Índice GPS (Global Positioning on Sustainability), criado pela consultoria Walk The Talk, by La Maison, avaliou o que os brasileiros consideram como importante para ações sustentáveis por parte das empresas.


Mais de dois mil brasileiros, entre 16 a 64 anos, das classes A, B e C, foram entrevistados, dentre os quais, 19% acreditam que as empresas têm o poder de influenciar outras pessoas a agirem em prol do planeta e 14% destacaram que as empresas contribuem para movimentar a economia.



Entendi a teoria, mas como colocar em prática?


As áreas que podem ser trabalhadas dentro da sustentabilidade empresarial envolve temas como:

  • Aquecimento global, poluição, gestão de resíduos.

  • Biodiversidade, desmatamento e escassez de água.

  • Eficiência energética, combustíveis menos poluentes e fontes renováveis.

  • Gestão de resíduos e recursos, reciclagem, logística reversa e operações de baixo carbono.

  • Proteção de dados e privacidade (LGPD).

  • Diversidade e inclusão.

  • Respeito aos direitos humanos e às leis trabalhistas.

  • Projetos sociais.

  • Transparência nas relações com fornecedores, funcionários, acionistas e clientes.

  • Combate à corrupção.

Esses são apenas alguns exemplos de temas que podem ser trabalhados para implementar o ESG na sua empresa. Vamos destacar um deles: as emissões de carbono.


Em eventos, o consumo de energia elétrica e de combustíveis fósseis em geradores de energia, o preparo de alimentos, o transporte e o deslocamento geram uma quantidade significativa de gases prejudiciais ao meio ambiente.


Diante disso, uma ação simples, mas de grande impacto é neutralizar as emissões de carbono na produção, realização e pós-produção de eventos, divulgando essa preocupação da empresa com a questão socioambiental.



O que é um evento neutro em carbono?


Um evento neutro em carbono é aquele que teve suas emissões de gases de efeito estufa neutralizadas através da alocação definitiva de créditos de carbono.


A neutralização de emissões com créditos de carbono é uma ação concreta de combate ao aquecimento global e demonstra o alinhamento entre o discurso e a prática das empresas.




Um exemplo foi o Cine Drive-in, produzido pela Ativação para a Vale. Com o selo Carbono Neutro, o evento realizado para a Vale promoveu sessões de cinema, de graça, com conforto e segurança, em seis cidades - João Neiva, Aimorés, Bela Vista de Minas, Coronel Fabriciano, Valadares e Cariacica.


Nas peças de divulgação, já foi possível utilizar o selo de Carbono Neutro e o certificado de neutralização de emissões de gases de efeito estufa é emitido no dia do evento. O processo é simples e a Ativação cuidou de tudo.


Ainda dentro da pegada ambiental, ingressos e pesquisa de satisfação foram realizadas na forma digital, e os convidados que levaram embalagens recicláveis - que foram destinadas a cooperativas locais - levavam mudas como agradecimento.


Vamos neutralizar as emissões de carbono do seu próximo evento?




28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo