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A COMBINAÇÃO PERFEITA ENTRE FESTIVAIS E EXPERIÊNCIAS


Em 2022, encontramos um estudo realizado pela Universidade de Yale, afirmando que ir a festivais pode nos fazer pessoas melhores. E ficamos encantados!


Nessa pesquisa, psicólogos montaram estandes em festivais de música e arte, nos Estados Unidos ou no Reino Unido, para saber mais sobre a percepção de quem participa de experiências memoráveis em grupo, como festivais e eventos. O resultado foi impressionante:

  • 63,2% das pessoas disseram ter tido uma experiência que as deixaram mais generosas, empáticas e abertas ao novo.

  • Elas relataram terem tido experiências transformadoras profundas e saíram se sentindo mais conectadas socialmente com as pessoas e propensas a ajudar o próximo.


Os pesquisadores também descobriram que esse “efeito pós-festival”, que expande o círculo de generosidade para além da família e dos amigos, pode durar até 6 meses.





Esse efeito pode ser explicado pelos sentimentos despertados pelas experiências vivenciadas durante esses encontros, que têm uma característica agregadora, sensibilizam o público e criam uma atmosfera de união incomparável.


“Experiências transformadoras ajudam as pessoas a transcender

as fronteiras do eu e a seu conectar com toda a humanidade.”

(MJ Crockett, coautor do estudo e professor associado de psicologia em Yale)


Música, gastronomia, dança, teatro, cinema, religião, os temas dos festivais são muitos e permitem que o público vivencie, por algumas horas, o seu branding de estilo de vida, conheça e se relacione com outras pessoas com gostos parecidos.


Olhando de fora, os maiores festivais reúnem uma série de grupos com os mesmos ídolos, em uma grande festa com pessoas que desejam relaxar, se divertir, comer bem, fazer amizades, vivenciar a arte e conhecer diferentes culturas.


Um exemplo recente foi o Festival Sensacional!, no mês de junho, no Parque Ecológico da Pampulha, em Belo Horizonte, MG, que combinou música e arte em uma área verde com várias opções de espaços interativos e experiências multissensoriais.



Por que os festivais são importantes para as empresas?


Outro estudo, o “European Music Festival Study”, realizado pela agência Havas Sports Entertainment HS&E), indica que a presença das marcas melhora a experiência durante os eventos e mostra que o grande desafio é oferecer ao público a melhor experiência possível, atrelando boas memórias às suas marcas. Nele:

  • 36% das pessoas afirmam estar mais propensas a comprar produtos das marcas patrocinadoras depois do contato com elas no festival.

  • 65% acreditam que as marcas melhoram a experiência durante os festivais. Dessas:

    • 60% interagiram com duas ou mais marcas durante os eventos.

    • 85% gostaram das ativações realizadas.

  • A cada 10 empresas, 06 eram lembradas pelos participantes.


E os números ficam ainda melhores em outra pesquisa, realizada pelo Bureau of Economic Analysis:

  • 57% das pessoas gastam mais dinheiro em experiências do que em produtos.

  • 91% dos brasileiros acreditam que as experiências os ajudam a encontrar novas possibilidades.


O que é possível vivenciar nos festivais?


Comida diferenciada, experiências gourmet de luxo e food trucks ficaram cada vez mais frequentes e a arte foi identificada como padrão em 19 festivais, em 8 países.


“A gente não quer só comida, a gente quer bebida, diversão e arte.”

(Arnaldo Antunes, Marcelo Fromer, Sérgio Britto)


Nos últimos anos, porém, o ESG (ações de governança ambiental, social e corporativa) vem chegando para compor o planejamento de ações nos festivais.


O Festival de Curitiba é um exemplo que tem como ponto central a democratização da arte, desde sempre e atrai empresas que desenvolvem diversas iniciativas com objetivos sociais, em parceria com o Festival, como o Banco CNH Industrial e a New Holland, que incentivaram os colaboradores a doarem alimentos em troca de ingressos. E o retorno do investimento reflete na imagem positiva da marca.


“Apoiar o Festival de Curitiba significa ajudar a levar a arte à vida das pessoas e a de muitas famílias que nunca foram ao teatro, além de fomentar a produção e a democratização cultural no Brasil.

(Jéssica Kosak, Gerente de Marketing e Comunicação do Banco CNH Industrial)


Enquanto o Festival de Curitiba investe no lado social, o Na Praia, em Brasília, abraça o lado ambiental e é certificado como o maior evento Lixo Zero Certificado do Mundo, a 1ª grande festividade Lixo Zero certificado na América Latina (Zero Waste Alliance, 2017/2018) e, em 2019, levou o título de maior evento arrecadador de alimentos do Projeto Mesa Brasil, do Sesc. Na edição de 2022, se propôs a garantir taxa de reaproveitamento do lixo de, no mínimo, 95% (Lixo Zero) e a participar da iniciativa Mar de Plástico, monitorando a pegada plástica do evento e reduzindo o uso do material.


“Nossas iniciativas existem para deixar uma mensagem positiva

para as pessoas e ajudar a melhorar a nossa cidade.”

(Francisco Nilson, coordenador de sustentabilidade do Na Praia)



Por que investir em festivais?


As marcas aproveitam os festivais para ampliar o contato com os consumidores e promover conexões verdadeiras. Na última edição do Coachella, um dos festivais mais aguardados do mundo, que reúne ativações de marca, festas paralelas e minifestivais, teve o Neon Carnival, patrocinado pela Levi's, com roda-gigante de neon, jogos, e DJs.


“Os formatos digitais conseguem envolver no máximo dois sentidos humanos: visão e audição. As experiências presenciais conseguem envolver os cinco sentidos ao mesmo tempo, portanto são maiores geradores de conexão e engajamento com as marcas.”

(Paulo Octavio de Almeida, managing parter da consultoria Live Marketing)


As experiências imersivas e sensoriais dos festivais, promovem a marca de forma autêntica, positiva e impactante, porque entregam mensagens em um momento de lazer e descontração do consumidor, independente do formato ou budget do anunciante, ampliando os índices de awareness e recall.


Investir nesse formato surpreende as pessoas, gera conexão emocional e demonstra que a empresa vai além do comum para proporcionar momentos únicos e inesquecíveis.


Recentemente, realizamos um festival que teve o apoio da Prefeitura da Serra, o Viradão Gospel. Foram 24h de programação, com artistas regionais e nacionais, espaços instagramáveis e uma incrível roda-gigante.



A gente adora um festival e, sempre que possível, buscamos inspirações aqui no Brasil e também no exterior. Estamos de olho nas experiências, nas estruturas e na programação, em busca de novas ideias e alimentando nossa criatividade.


Quer trocar uma ideia com a gente sobre isso?




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